Saiba como proteger os animais de estimação durante a queima de fogos de artifício

Proteja os animais durante a queima de fogos de artifício. Fogos de artifício são tradição nas festas de fim de ano. É uma forma de celebrar, mas para os animais, o momento não é nada agradável, isso porque eles possuem maior sensibilidade auditiva, e os fogos de artifício, nesse caso, podem gerar crises nervosas e de estresse.

 

É uma forma de celebrar, mas para os animais, o momento não é nada agradável, isso porque eles possuem maior sensibilidade auditiva, e os fogos de artifício, nesse caso, podem gerar crises nervosas e de estresse.

Além disso, trazem sérios riscos à saúde de cachorros e gatos. Portanto, todo cuidado é pouco. O veterinário Franklyn Ferreira, da Unipet dá algumas dicas para quem tem animais de estimação em casa e precisa manter alguns cuidados.

“A dica que eu posso dar é no ambiente. Esse animal precisa estar em um ambiente que já esteja acostumado. E assim, sempre colocar uma televisão com uma música relaxante, um som mais alto que o barulho dos fogos. A presença do dono traz segurança para o animal. É preciso cuidado com dicas que vemos na internet, entre colegas e amigos. Está sendo indicado hoje em dia a amarração com o pano, mas é  preciso ter cuidado, precisa de um treinamento e ter sido feita antecipadamente. A presença do dono traz muita segurança ao animal. Tenha cuidado com as dicas que você encontra na internet também”, explicou.

O veterinário ainda alertou sobre o cuidado para que o animal não fuja, assustado, durante a soltura dos fogos. E alertou sobre os perigos da medicação sem prescrição médica.

“Deixe o animal relaxado. Outra dica importante é: não sedar o animal, não dar sedativo para ele dormir, pois isso pode prejudicar a saúde dele. Só um médico veterinário pode fazer a sedação ou qualquer medicação, então consulte seu médico veterinário”, concluiu.

A musicoterapeuta Ketlen Nascimento tem três gatos e um cachorro. Para ela, o importante é transmitir proteção aos bichinhos.

“Geralmente eu fecho as janelas, deixo janelas e portas fechadas. Coloco eles dentro do quarto comigo, porque eles ficam mais seguros. Eu fico perto deles, tentando acalmar e distrair. Não fico longe deles nesse momento. Às vezes ligo a televisão, para que o barulho fique maior do que o som dos fogos. Mas realmente todos ficam muito nervosos e sem entender o que está acontecendo”, disse.

Agora você já sabe, manter os animais calmos, com os ouvidos protegidos e o coração quentinho é o mais importante.