Nesse domingo (12), uma forte chuva, acompanhada de fortes rajadas de vento, atingiu Manaus e causou vários prejuízos. O Centro de Cooperação da Cidade informou que até às 13h30 a Central 199 da Defesa Civil Municipal havia registrado 71 ocorrências, sendo a maioria por alagação, ainda conforme a Defesa Civil do município, a central ficou sobrecarrega com as demandas, e foi necessário mobilizar um plano de ação, em que os servidores que estavam no seu dia de folga, trabalhassem para atender a ocorrências.
A Zona Leste foi uma das áreas mais afetadas com a chuva nas primeiras horas da manhã. O igarapé que corta uma Área de Preservação Permanente transbordou e alagou toda a extensão da rua Ismark do Amaral, no conjunto Tiradentes, bairro Novo Aleixo. Além da defesa civil municipal as ações contaram com apoio da secretária de assistência social e o instituto municipal de mobilidade urbana.
De acordo com o Meteorologista Leonardo Vergastas, alguns fenômenos naturais estão atuando na região norte, o que tem contribuído para as fortes chuvas na capital amazonense.
- Inverno Amazônico: Motoristas precisam ter um cuidado extra com a manutenção dos veículos
- Manaus já ultrapassou, em 5%, o volume de chuvas esperado para fevereiro
O Chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, Tenente Charlis Barroso, orienta que as pessoas que moram em área de risco se cadastrem para receber alertas de desastres.