Roubos a estabelecimentos comerciais em Manaus diminuem, aponta SSP

Em abril deste ano foram registrados 135 casos de roubos a estabelecimentos comerciais em Manaus.  Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 194 ocorrências desse tipo, houve uma redução de 30%.

Roubos a estabelecimentos comerciais tiveram redução em Manaus. Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM

Roubos a estabelecimentos comerciais tiveram redução em Manaus. Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM

Os dados foram divulgados pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), vinculado à Secretaria de Segurança do Estado.

Leia também: Manaus tem aumento no total de roubos em 2022, segundo SSP

Para o secretário da pasta, general Carlos Alberto Mansur, a presença de policiais nas ruas tem ajudado impedir a ação de suspeitos.

“Nesse mês de abril, tivemos uma redução de 30% com relação aos crimes em estabelecimentos comerciais, isso é fruto de policiamento na rua. A Polícia Militar, de maneira ostensiva, e a Polícia Civil, fazendo suas investigações. Reunindo tudo isso, tivemos redução, não só em crimes em estabelecimentos comerciais, mas também em outros indicadores”, disse.

Ouça a reportagem em áudio:

O coordenador do Ciesp, major Rouget Brito, explicou que essa redução só é possível graças a um trabalho conjunto das forças de segurança.

“São diversos fatores que levam à redução criminal. As forças de segurança de forma integrada com policiamento preventivo, ação de inteligência, análise criminal, a gestão técnica da ação da polícia militar, e também a polícia investigativa, por meio da análise, prisão dos autores e das quadrilhas que atuam em roubos de estabelecimento comercial, são importantes para combater esse tipo de crime”, ressaltou.

Outras ações que também ajudam a prevenir esse tipo de prática incluem: o uso de câmeras de segurança dentro das lojas, estar atento ao caixa e contar com funcionários preparados para situações de emergência.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar

Com informações da Assessoria de Imprensa*