A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Codam, realizada este ano, aprovou 33 projetos que somam investimentos privados na ordem de R$1,076 bilhão. A previsão é que sejam criados 1.201 novos postos de trabalho no Polo Industrial de Manaus – PIM, além do remanejamento de 454 empregos dentro do setor industrial. O encontro ocorreu na Sede do Governo do Estado, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense.
- Produção industrial no Amazonas cresce 3,8% em 2022, segundo IBGE
- Suframa: 56 anos expandindo a economia da Amazônia Brasileira
A reunião de número 300 foi aberta pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e contou com a presença de autoridades do setor Industrial e de pastas voltadas para criação de emprego e renda. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedecti, Pauderney Avelino, afirmou que o PIM continua atraindo investidores, por ser um ambiente seguro e vantajoso para negócios.
Durante a Assembleia, foram aprovados 10 projetos de implantação, 17 de diversificação e seis de atualização. Um dos destaques foi uma empresa do setor de tecnologia que apresentou três projetos para a fabricação de produtos de Informática. A proposta da indústria gira em torno de R$ 363 milhões, que representa 33% do investimento total captado durante a reunião. A companhia vai produzir itens como: câmeras de vídeo para sistema de segurança, moduladores para comunicação de dados, distribuidores de conexões para rede e roteadores digitais.
Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – Fieam, destaca a geração de empregos que os projetos aprovados vão promover.
As empresas têm um prazo de até três anos para a implementação dos projetos, de acordo com a legislação vigente.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar