Visitar Manaus é garantia de viajar na história do Amazonas por meio das visitas a monumentos culturais e históricos, de ter contato com a natureza, fazer trilhas, conhecer etnias, nadar com os botos, além de ter uma experiência gastronômica única.
O café da manhã local é uma explosão de sabores, desde a tapioca com banana até o famoso x-caboquinho, que reúne pão, queijo e tucumã. No almoço, é a vez dos tradicionais peixes dos rios da região que podem ser encontrados em diversas formas: frito, assado, ensopado ou em caldeirada. Do pirarucu de casaca ao tambaqui na brasa.
Com todos estes elementos, restaurantes de Manaus aprimoraram a culinária e conseguiram estar entre os 100 melhores restaurantes do Brasil. O resultado é fruto de uma pesquisa realizada por uma revista brasileira. Para o vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o resultado demonstra o potencial para o turismo gastronômico do estado.
Em 33º lugar na lista da revista Exame aparece o restaurante Caxiri, que proporciona aos turistas e clientes do restaurante pratos com peixes, frutos e cogumelos selvagens do Amazonas. O segundo restaurante citado no ranking é o Banzeiro, na 53ª colocação. Com unidades em Manaus e São Paulo, o empreendimento apresenta sabores e revisita pratos tradicionais do Amazonas.
Rádio Rio Mar
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur e Divulgação