Responsabilidade coletiva e segurança viária são ideais para um trânsito seguro

Anualmente, entre 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, uma campanha anual que visa promover a segurança no trânsito por meio da educação, fiscalização e participação ativa da sociedade. Este ano, o tema é: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

Uma ação importante, principalmente, após o Amazonas ser apontado como o estado menos seguro do Brasil para dirigir, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O estudo avaliou o Distrito Federal e os 26 estados.

O levantamento, chamado Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS), analisou fatores como qualidade das vias, educação no trânsito, fiscalização, atendimento às vítimas, promoção da saúde e normatização.

De acordo com o professor e educador de trânsito, Mario Ricardo Carvalho, o trânsito deve ser encarado como um espaço de convivência social e não de disputa. Ele avalia que a mudança de comportamento no trânsito passa, antes de tudo, pela formação consciente de cada cidadão.

A Semana Nacional de Conscientização de Trânsito é uma ação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e organizada em parceria com órgãos públicos, instituições de ensino, empresas e sociedade civil.

Em Manaus, a programação segue até 25 de setembro, com atividades em escolas, empresas, vias públicas e espaços comunitários. Nesta terça-feira (23), o Projeto Trânsito na Escola estará na Escola Municipal Erick Vicente, no bairro Jorge Teixeira, a partir das 9h da manhã, com exposição de atividades, roda de conversa e ações lúdicas aos estudantes.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / IMMU

 

  • Sakuratoto