A Conferência Eclesial da Amazônia realiza até o dia 20 de março, a VI Assembleia Geral em Bogotá, na Colômbia. O encontro iniciou no último dia 16 e reúne delegadas e delegados de diferentes territórios amazônicos, além de representantes de organismos eclesiais internacionais que acompanham a missão da Igreja na região.
O encontro tem como objetivo estabelecer as bases para promover a sinodalidade nas Igrejas locais no período de 2026 a 2030. Para isso, os participantes assumem três tarefas principais: refletir e aprovar os Horizontes Pastorais Sinodais que vão orientar a missão evangelizadora na Amazônia; definir uma nova estrutura organizativa e um modelo de governo que garantam a implementação dessas diretrizes; e eleger a nova presidência da CEAMA para o próximo quadriênio.
Mais de 90 participantes, entre bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, além de representantes dos povos indígenas e de instituições eclesiais participam do encontro.
O vice-presidente da CEAMA, Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar de Manaus, destaca que a sinodalidade expressa a universalidade da Igreja, mas lembra que ela sempre se concretiza em realidades locais específicas.
Participam da assembleia cinco delegados de cada conferência episcopal das Antilhas, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia, além de dez representantes da Conferência Episcopal do Brasil.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: CNBB Norte 1