Representantes da igreja na Amazônia participam de Assembleia da CEAMA

Representantes da igreja na Amazônia participam de Assembleia da CEAMA

Representantes da igreja na Amazônia participam de Assembleia da CEAMA

Acontece até esta sexta-feira, 11 de agosto no Centro de Treinamento Maromba, a primeira Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). A atividade tem o objetivo de refletir e discutir caminhos de evangelização atendendo ao pedido do Papa Francisco após o Sínodo para a Amazônia.

Participam da assembleia representantes das Antilhas, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de um representante de cada uma das organizações fundadoras: o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) e o Secretariado Latino-Americano e Caribenho da Cáritas (SELACC).

Esta é a primeira assembleia presencial da CEAMA e acontece na capital do Amazonas, que é a maior área territorial presente na Amazônia. O momento conta com a participação de bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e povos originários, ribeirinhos, indígenas, quilombolas e uma expressiva presença feminina.

A missão da CEAMA é ser um organismo articulador da presença da Igreja Católica, cuja finalidade é pensar a evangelização nesta região, a promoção humana e o desafio da Ecologia Integral. Um grande desafio é o reconhecimento de que a população é o verdadeiro sujeito para a mudança dessas problemáticas, destaca um dos representantes brasileiros e membro da Ceama Padre Vanthuy Neto.

De acordo com a Vice-Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Ir. Laura Vicuña, os 5 representantes de cada país tem a fundamental missão de que a CEAMA seja acolhida e vivida em todo o território amazônico, para que possa atender aos pedidos da igreja e a necessidade universal.

A assembleia finaliza nesta sexta-feira com Missa de Envio presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus e Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner.

 

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar