Acontece até esta sexta-feira, 11 de agosto no Centro de Treinamento Maromba, a primeira Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). A atividade tem o objetivo de refletir e discutir caminhos de evangelização atendendo ao pedido do Papa Francisco após o Sínodo para a Amazônia.
Participam da assembleia representantes das Antilhas, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de um representante de cada uma das organizações fundadoras: o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) e o Secretariado Latino-Americano e Caribenho da Cáritas (SELACC).
Esta é a primeira assembleia presencial da CEAMA e acontece na capital do Amazonas, que é a maior área territorial presente na Amazônia. O momento conta com a participação de bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e povos originários, ribeirinhos, indígenas, quilombolas e uma expressiva presença feminina.
A missão da CEAMA é ser um organismo articulador da presença da Igreja Católica, cuja finalidade é pensar a evangelização nesta região, a promoção humana e o desafio da Ecologia Integral. Um grande desafio é o reconhecimento de que a população é o verdadeiro sujeito para a mudança dessas problemáticas, destaca um dos representantes brasileiros e membro da Ceama Padre Vanthuy Neto.
De acordo com a Vice-Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), Ir. Laura Vicuña, os 5 representantes de cada país tem a fundamental missão de que a CEAMA seja acolhida e vivida em todo o território amazônico, para que possa atender aos pedidos da igreja e a necessidade universal.
A assembleia finaliza nesta sexta-feira com Missa de Envio presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus e Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar