Representantes da Arquidiocese de Manaus integram Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral

O Comitê é uma representação no Amazonas do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral, formado há 20 anos por mais de 120 entidades da Sociedade Civil e coordenado pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Conselho Federal de Economia, Conselho Federal de Administração, Conselho Federal de Contabilidade e Confederação Nacional dos Jornalistas.

Segundo o representante da OAB e presidente do Comitê, Carlos Santiago, o grupo foi instalado com objetivo de propor uma reforma política.

Carlos Santiago destaca ainda que a participação da igreja foi muito importante para grandes conquistas, uma delas foi a lei da ficha limpa com mais de um milhão de assinaturas enviadas ao Congresso Nacional.

No dia 21 de Fevereiro, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu em seu gabinete, no Centro Arquidiocesano São José, os coordenadores do Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições. Segundo Dom Leonardo Steiner, a participação da Igreja no contexto político é fundamental.

A presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, Patrícia Cabral também faz parte do comitê. Ela comenta sobre as eleições deste ano e alerta que é necessário procurar conhecer a fundo a vida dos candidatos.

O pároco da igreja de São Sebastião Mártir e São Francisco de Assis, Frei Paulo Xavier, afirma que a presença da igreja nesses processos auxilia de forma positiva.

O lançamento oficial das atividades 2020 do Comitê está marcada para o dia 24 de Março, às 10h, no Centro Arquidiocesano São José, Rua Major Gabriel, Centro.

Ouça a matéria na integra:

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura