A Praia da Lua é um dos pontos turísticos da capital amazonense. É possível chegar a localidade somente por barco. O lugar atrai turistas e amazonenses pela proximidade e belezas naturais, mas atualmente a Comissão de Geodiversidade de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atua na formação de um grupo de trabalho que busca reordenar o local.
A medida visa garantir a preservação, sustentabilidade e economia do local, como explica o presidente da Comissão, deputado Sinésio Campos.
Há aproximadamente 6 meses, a praia da lua passa pelo processo de organização para melhor aproveitamento do espaço por banhistas e permissionários. Durante anos, permissionários fixos e ambulantes atuavam no local sem a devida fiscalização ambiental e sanitária, por exemplo.
A permissionária Zani Pedrosa trabalha no local há 28 anos e relata que este é um passo importante.
Em abril deste ano houve uma audiência pública com a presença de representantes dos órgãos envolvidos no assunto, além de permissionários. O compromisso firmado é de formação de um grupo que possa se responsabilizar com a administração da praia. A definição inicial é que a Empresa de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur) e a Secretaria do Patrimônio da União do Governo Federal (SPU) fiquem responsáveis por este ordenamento. No fim de agosto, outro encontro deve ser feito com o resultado definitivo do plano local de ordenamento da Praia da Lua.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Amazonastur