Relatório revela agravamento da perseguição religiosa e expansão do extremismo em 2025

Relatório revela agravamento da perseguição religiosa e expansão do extremismo em 2025

A liberdade religiosa está cada vez mais ameaçada em vários países, segundo o Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo 2025, da Fundação Ajuda à Igreja que sofre (ACN). O estudo aponta que mais de 5,4 bilhões de pessoas, quase dois terços da população mundial, vivem em países onde esse direito é desrespeitado. No total, 62 países registram violações, sendo 24 com perseguição e 38 com discriminação.

Governos autoritários e grupos extremistas estão entre os principais responsáveis pelas restrições à fé. Em países como China, Irã e Nicarágua, há repressão e controle sobre comunidades religiosas. Já na África e no Oriente Médio, grupos jihadistas continuam atacando pessoas e templos.

O religioso da Ordem dos Frades Capuchinhos, Frei Paulo Xavier fala da importância da unidade cristã em oração pelos perseguidos.

O relatório também cita o avanço do nacionalismo religioso e do crime organizado, que têm aumentado os casos de violência contra minorias. Conflitos como os da Ucrânia, Sudão e Gaza também contribuíram para a destruição de locais sagrados e o deslocamento de fiéis.

Casos de intolerância religiosa cresceram em várias partes do mundo. Ataques a judeus, muçulmanos e cristãos foram registrados com mais frequência em 2023, principalmente na Europa e na América do Norte. Apesar disso, o estudo destaca o trabalho de comunidades religiosas que seguem promovendo diálogo e ações de paz.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto