Amanhã, inicia no Reino Unido a vacinação contra a Covid-19, segundo anúncio do ministro da saúde inglês, Matt Hancock. Na última semana, o governo britânico já havia comunicado a aprovação do imunizante desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech.
Segundo o ministro, o início da imunização da população, chamado de “Dia V”, será um momento histórico. Neste primeiro momento, serão priorizados idosos maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, residentes e funcionários de asilos.
Além disso, segundo os jornais britânicos, a rainha Elizabeth II, de 94 anos, e o príncipe Philip, de 99, deverão ser um dos primeiros a serem vacinados por causa das idades avançadas. Com o gesto, além de se imunizarem, os monarcas também teriam a intenção de estimular o maior número possível de pessoas a se vacinar, preocupação manifestada pelo governo de Boris Johnson.
O Sistema Nacional de Saúde britânico informou que “hubs” serão instalados em mais de 50 hospitais espalhados por toda a Inglaterra. O governo destaca que a previsão é de que tal plano seja replicado e milhares de centros de vacinação sejam implementados.
A distribuição da vacina envolve desafios logísticos, já que precisa ser mantida a -70°C. A temperatura requer transporte e armazenamento especializados.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação