Regularização fundiária no Conjunto Nova República deve ser retomada

O conjunto Nova República tem 30 anos de existência e possui mais de 620 unidades habitacionais. Localizado no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, os moradores do local ainda enfrentam problemas com a regularização fundiária. O problema deve ser resolvido após o retorno das tratativas entre a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Nesta semana, representantes de ambos os órgãos estiveram reunidos para buscar soluções. A Suhab trabalha no licenciamento de conjuntos habitacionais antigos, somando até o momento, mais de 11 mil unidades regularizadas. Os representantes do Conjunto Nova República solicitaram apoio do Estado na regularização fundiária, que permite a emissão do Habite-se, documento que comprova que o imóvel pertence ao proprietário.

De acordo com o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, o objetivo é avançar na regularização de conjuntos habitacionais.

Para o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista, Claudemir Andrade, a retomada das tratativas para a regularização é importante. Departamentos de ambos os órgãos analisam o caso.

A parceria entre a Suhab e Implurb foi firmada através de Termo de Cooperação Técnica, que já promoveu a regularização e licenciamento, com entrega do Habite-se, de 412 unidades habitacionais do Conjunto Renato Souza Pinto, e mais de 9 mil unidades do Conjunto Nova Cidade.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Aguilar Abecassis/Semcom