A verba é oriunda do Fundo Amazônia, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor de R$1.585.030,80 são referentes a segunda parcela de desembolso do Projeto de Implementação do Cadastro Ambiental Rural no Amazonas (ProjeCAR-AM).
Com a quantia repassada, a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) fará a aquisição do software ENVI. Tal tecnologia irá apoiar o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) na realização de análises e validações do CAR, ampliando a geração de dados, o monitoramento, a governança e a segurança de dados ambientais.
O secretário da Sema, Eduardo Taveira, relata a importância da retomada do Fundo Amazônia por meio do BNDES, para dar continuidade do ProjeCAR e, futuramente, financiar novos projetos ambientais, principalmente, no interior do Amazonas.
O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades e posses), e possui a finalidade de integrar informações ambientais para compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico.
O projeCAR prevê o apoio ao cadastramento de 11.749 imóveis de até quatro módulos fiscais e a retificação de 20 mil imóveis já inscritos no SICAR em 36 municípios do estado do Amazonas, além da análise de 10 mil cadastros ambientais rurais distintos, totalizando 30 mil análises de CAR efetivadas.
Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo Ipaam