Regiões Episcopais contarão com multiplicadores da Campanha da Fraternidade

Regiões Episcopais contarão com multiplicadores da Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já definiu o tema da Campanha da Fraternidade 2025. A igreja atende ao apelo do Papa Francisco e apresenta o tema da ecologia integral, um apelo ao cuidado com o meio ambiente, nossa casa comum.

As Regiões Episcopais são divisões administrativas dentro da Arquidiocese, cada uma abrangendo um conjunto de paróquias. Elas têm a função de promover a unidade e a pastoral em várias áreas da cidade e arredores.

Incluir os multiplicadores nas atividades da Campanha da Fraternidade é uma forma de fortalecer o alcance e a eficácia do projeto, já que esses multiplicadores terão a missão de articular e motivar as comunidades locais a se engajarem nas reflexões propostas pela campanha, como explica a coordenadora de pastoral da Arquidiocese de Manaus, Irmã Rosanna Marchetti.

De acordo com o tema “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), o texto evoca a inter-relação entre o Criador e toda a criação, destacando o ser humano como protagonista do cuidado.

Essa é a nona vez que a Campanha da Fraternidade irá tratar sobre a questão ambiental. O objetivo é chamar a atenção sobre a situação das mudanças climáticas que, na sociedade, necessitam de conversão, em vista do bem de todos de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar