O levantamento feito pelo IBGE mostra que as maiores porcentagens então entre as faixas etárias de 5 a 17 anos.
6,9% da população de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, da região Norte, está em situação de trabalho infantil. Em números, isso corresponde a um total de 285 mil pessoas. O Centro-Oeste e o Nordeste também superam a média nacional, com 4,6% e 4,5%, respectivamente de suas crianças e adolescentes nessa condição. As regiões Sul e Sudeste ficaram com as menores proporções, com 3,8% e 3,3% respectivamente.
- Em Parintins, homem é preso suspeito de estuprar a própria filha, desde os 11 anos
- Reunião do CAS aprova R$ 848 milhões em investimentos para o Polo Industrial de Manaus
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, no módulo anual sobre Trabalho das Crianças e Adolescentes, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Adjalma Nogueira, coordenador de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, apesar do Norte possuir a maior proporção de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, houve redução no índice.
O maior percentual das crianças e adolescentes, do Norte, em situação de trabalho infantil está na faixa etária de 16 ou 17 anos.
O levantamento mostra, ainda, que além do trabalho no campo econômico, as crianças e adolescentes do Norte ainda desempenham afazeres domésticos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar