Rede Pop Rua realiza mobilização pelo “Dia de Luta da População em Situação de Rua”

Rede Pop Rua realiza mobilização pelo “Dia de Luta da População em Situação de Rua”

Em referência ao Dia de Luta da População em Situação de Rua, a Rede Pop Rua, realizou nesta terça-feira, 19 de agosto, uma mobilização na Praça da Matriz, no Centro de Manaus. A ação contou com uma série de atendimentos gratuitos, como café da manhã, massoterapia, banho, rodas de conversa, além de um momento de espiritualidade voltado às pessoas em situação de rua.

A data relembra um dos episódios mais trágicos envolvendo essa população: o Massacre da Sé, ocorrido em 19 de agosto de 2004. Na ocasião, sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas a pauladas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Outras oito ficaram feridas.

O fundador da Comunidade Nova e Eterna Aliança, Tell Menezes, explica que a iniciativa busca não apenas oferecer acolhimento, mas também manter viva a memória das vítimas e denunciar a violência estrutural enfrentada por quem vive nas ruas.

Essa mobilização é um ato de memória e resistência. A população em situação de rua continua sendo invisibilizada e, muitas vezes, tratada com violência.

O Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, também participou da ação. Ele ressaltou o papel do Evangelho no compromisso com os mais pobres.

A ação conjunta contou com o apoio da Arquidiocese de Manaus, Catedral Nossa Senhora da Conceição, Comunidade Nova e Eterna Aliança, Pastoral do Povo da Rua, Cáritas Manaus, Comunidade Aliança de Misericórdia, Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), Fraternidade o Caminho, Núcleo de Assistência à Criança e à Familia em Situação de Risco (NACER), REAME, Desafio Jovem, Centro de Formação Vida Alegre, O Pequeno Nazareno, Secretaria de Estado da Assistência Social, Prefeitura de Manaus, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ – AM), Fametro, Nilton Lins e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Acompanhe a entrevista completa:

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto