De janeiro a outubro deste ano, as unidades da rede municipal de saúde realizaram mais de 690 mil atendimentos voltados a pessoas com hipertensão arterial e diabetes, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com base em informações do Ministério da Saúde. Do total, 256.161 atendimentos foram destinados a pacientes com diabetes e 434.428 a pessoas com hipertensão arterial.

Rede municipal registra mais de 690 mil atendimentos a hipertensos e diabéticos neste ano. Foto: Divulgação.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, enfermeira Phamela Costa, destaca que os atendimentos relacionados a essas condições crônicas têm apresentado aumento progressivo nos últimos anos.
- Ano Jubilar é encerrado com celebração na Catedral Metropolitana de Manaus
- Detran-AM retoma processo de habilitação após atualização de sistema; saiba mais
Além disso, a Semsa oferece serviços como consultas médicas e de enfermagem, exames de rotina e especializados, distribuição de medicamentos, programa de automonitoramento da glicemia capilar e curativos para lesões relacionadas ao diabetes.
A ampliação desses atendimentos reflete o fortalecimento da atenção primária, o compromisso da rede municipal em prevenir complicações e promover qualidade de vida, garantindo acompanhamento contínuo a pacientes com condições crônicas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar