Rede Municipal de Saúde alinha atendimentos da esporotricose humana em Manaus

Médicos da rede municipal de saúde alinham o atendimento da esporotricose humana em Manaus. Ao todo, 60 profissionais, que atendem em 18 unidades de saúde, participaram de encontros ao longo do mês de novembro.

felinos gatos esporotricose

O alinhamento abordou as manifestações clínicas da doença, o fluxo e organização da rede municipal para o diagnóstico, tratamento e de vigilância em saúde, destacando a importância da notificação de casos da doença, e o cenário epidemiológico da esporotricose em Manaus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Manaus, em 2025 houve uma ampliação no número de unidades de saúde da zona Oeste que são referência no atendimento à esporotricose humana, passando de 11 para 18, e por isso foram programados os encontros para alinhamento das ações com os médicos.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) de 1º de janeiro a 31 de outubro, apontam que foram notificados 2.112 casos de esporotricose humana no Amazonas e registrado um óbito.

Os casos confirmados correspondem a pessoas residentes em Manaus (1.529), Presidente Figueiredo (34), Barcelos (27), Iranduba (12), Rio Preto da Eva (8), Maués (7), Manacapuru (5), Itacoatiara (4).

Já de esporotricose animal foram notificados 4.290 casos de esporotricose animal, sendo registradas 1.937 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é de gatos (97,5%), seguidos de cães (2,5%). Os animais envolvidos são, em maioria (65,7%), machos.

A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Lilian Furtado, destaca que os gatos são os principais transmissores.

Em animais, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele (úlceras). Os sintomas iniciais em humanos são lesões similares a uma picada de inseto, que podem evoluir para feridas profundas sem o tratamento adequado.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Valdo Leão/Divulgação Semcom

  • Sakuratoto