Em Manaus, rede municipal de ensino tem queda no índice de distorção idade/série 

Ensino – O resultado pôde ser conferido após o Inep –  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – ter divulgado, no fim de janeiro, os dados da primeira fase do Censo Escolar 2021. Houve uma queda de 11,9% para 9,6% no índice de distorção idade/série entre as escolas da rede municipal. Esta é a primeira vez que o índice ficou abaixo de 10%, como destaca o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

Uma das ações para reverter o quadro está atrelada a parceria com o Instituto Ayrton Senna. Desde 2015, programas são realizados de forma conjunta. Como o “Seliga”, destinado a estudantes não alfabetizados e em estado de defasagem idade/série matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Além do “Acelera”, que promove a recuperação da aprendizagem de estudantes com distorção idade/série. Iniciativas que estão fazendo a diferença, de acordo com a Neuza Viana, coordenadora dos Programas de Reforço da Semed.

O professor Ayleson Ramos, que leciona desde o início do programa, destaca que o trabalho contínuo gerou o resultado positivo.

De forma detalhada, os dados divulgados só não foram positivos entre os estudantes da área rural, já que o total de alunos em distorção idade/série ficou em 12,9%. Enquanto que na capital chegou a 9,4%. O resultado geral da rede municipal foi de 9,6%.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Altemar Alcântara/Semcom