Rede estadual de saúde funcionará 24h durante os pontos facultativos e feriados de fim de ano

As 25 unidades de saúde da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante os feriados de Natal e Ano Novo e nos pontos facultativos de 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2026.

Nos 61 municípios do interior do estado, os hospitais vão operar em regime de plantão 24 horas, com o apoio da logística de UTI aérea, caso haja necessidade de transferências emergenciais para a capital. A frota terrestre de ambulâncias também segue disponível para garantir agilidade no atendimento.

Além das unidades de saúde, este ano a população tem à disposição uma nova modalidade de atendimento. É o atendimento com clínico geral por meio do aplicativo Saúde AM Digital, que pode ser baixado no celular, para casos de pouca gravidade.

O serviço funciona 24 horas por dia, com atendimento direto pelo celular. Para ter acesso, o usuário preenche seus dados, informa CPF e número do SUS e, ao buscar atendimento, responde a uma triagem de oito perguntas que orienta o encaminhamento. Pacientes com sintomas leves, como dor de cabeça, febre baixa, cólicas, dor abdominal, vômito, diarreia sem sinais de desidratação, quadros gripais sem gravidade ou dificuldade moderada para respirar, são direcionados imediatamente para o atendimento remoto com o clínico geral.

Os atendimentos eletivos, realizados nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas, estarão suspensos a partir do meio-dia desta quarta-feira (24), com retorno no dia 29 de dezembro, voltando a ser suspensos ao meio-dia do dia 31 de dezembro e retornando no dia 5 de janeiro de 2026.

As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.

Nas fundações de saúde, os atendimentos de urgência, emergência e internação funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas.

No Hemoam, a coleta de sangue estará suspensa nos dias 25 de dezembro (Natal), 28 de dezembro (domingo), 1º de janeiro (Ano Novo) e 4 de janeiro(domingo).

Nesta quarta-feira (24), a coleta de sangue acontece de 7h ao meio-dia; na sexta-feira e no sábado (26 e 27/12), das 7h às 18h. Na semana do Ano Novo, a coleta funcionará nos dias 31 de dezembro, das 7h ao meio-dia, e nos dias 2 e 3 de janeiro, das 7h às 18h.

O atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais estarão suspensos nos períodos de 24 a 28 de dezembro e de 31 de dezembro a 4 de janeiro de 2026.

Na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o atendimento ambulatorial e os exames laboratoriais funcionarão na semana do Ano Novo, nos dias 29 e 30 (segunda e terça-feira). O atendimento ambulatorial será retomado normalmente no dia 5 de janeiro.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), os atendimentos de urgência, emergência e internação funcionarão normalmente. O laboratório de análises clínicas atenderá os pacientes previamente agendados e o ambulatório terá as atividades suspensas a partir das 12h dos dias 24 e 31 e não funcionará nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), as consultas e exames laboratoriais ficarão suspensos entre os dias 24 e 28 de dezembro, retornando às atividades na 29 de dezembro. Na semana do Ano Novo, a suspensão acontece no dia 31 de dezembro e retorna no dia 5 de janeiro.

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), os atendimentos ambulatoriais serão suspensos nesta quarta-feira (24) ao meio-dia, e retornarão no dia 29 de dezembro. No dia 31, os atendimentos serão novamente suspensos a partir do meio-dia, devido ao feriado de Ano Novo, voltando à rotina no dia 5 de janeiro.

Já na Fundação Hospital Francisca Mendes (FHFM), as cirurgias de urgência e as programadas também serão realizadas durante todo o feriado de Natal e Ano Novo, com os atendimentos e exames ambulatoriais suspensos nos dias de ponto facultativo, conforme decreto governamental.

Confira os locais de atendimento de urgência e emergência

Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio: avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.

Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo: avenida Autaz Mirim, s/n, Jorge Teixeira.

Complexo Hospitalar Sul (HPS 28 de Agosto): avenida Mário Ypiranga, 1581, Adrianópolis.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste (Joãozinho): avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste: avenida Brasil, Compensa.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul: avenida Codajás, 26, Cachoeirinha.

SPA do Alvorada: rua Lóris Cordovil, s/n, Alvorada.

SPA Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.

SPA do Coroado: avenida Beira Mar, 156, Coroado.

SPA Danilo Corrêa: avenida Noel Nutels, s/n, Cidade Nova I.

SPA Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque: rua Maracanã, s/n, Redenção.

SPA Enfª Eliameme Rodrigues Mady: avenida Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras.

SPA Joventina Dias: Rua T6, 33, Compensa III.

SPA São Raimundo: Praça Ismael Benigno, 155, São Raimundo

SPA Zona Sul: rua Bento José de Lima, 33, Colônia Oliveira Machado.

UPA Campos Sales: avenida Dona Otília, 649, Tarumã.

UPA José Rodrigues: avenida Camapuã, 1.100, Novo Aleixo.

Centro de Saúde Mental do Amazonas: avenida Desembargador João Machado, S/N, Planalto.

Complexo Hospitalar Sul (Instituto da Mulher Dona Lindu): avenida Mário Ypiranga, 1580, Adrianópolis.

Maternidade Dr. Antenor Barbosa: Rua Professora Lea Alencar, s/n, Alvorada.

Maternidade Ana Braga: avenida Cosme Ferreira, s/n, São José I.

Maternidade Azilda da Silva Marreiro: avenida Samaúma, 630, Cidade Nova.

Maternidade Balbina Mestrinho: avenida Duque de Caxias, 1142, Praça 14

Maternidade Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.

Maternidade Dona Nazira Daou: avenida Camapuã, 108, Cidade Nova II.

Com informações da assessoria

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM

 

  • Sakuratoto