Receita Federal apreende drogas escondidas em peças de aço para tratores

Em Manaus, a Receita Federal apreendeu drogas escondidas em peças de aço para tratores durante uma fiscalização no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios. A apreensão aconteceu na última sexta-feira (25), durante uma inspeção.

Receita Federal de Manaus encontra cocaína em peças de aço para tratores

Receita Federal de Manaus encontra cocaína em peças de aço para tratores

De acordo com o Delegado Marcelo Calbo, as encomendas contendo as peças de aço foram encaminhadas para o raio-x, mas a princípio não foi possível detectar o material contido nas peças. A polícia então utilizou cães farejadores para analisar o material. Ao levar o material no laboratório, a polícia encontrou cloridrato de cocaína. Todo o material pesou mais de 7 quilos.

”A apreensão de cocaína que foi escondida dentro de peças de aço para tratores, é mais sofisticada e que seguiria para Europa. Esse trabalho exigiu excelência dos serviços de vigilância e repressão, e da equipe k9, o trabalho que se tem para confirmar essa suspeita, após análise de risco, após raio-x, precisa de total confiança integração com a equipe K9 e seus cães de faro. A qualidade desse equipe, permitiu essas apreensões, e apreensões como essas duas são insumos importantíssimos para o desenvolvimento de grandes operações,” disse o delegado.

Ouça a reportagem em áudio:

Na segunda-feira (28), outras nove encomendas contendo drogas foram apreendidas pela Receita Federal em Manaus, algumas estavam escondidas em drives de DVD. O material estava saindo da capital amazonense para as cidades de Eunápolis/Bahia, São Joaquim da Barra/São Paulo, Fortaleza/Ceará, Rio Verde/Goiás, Nipoã/São Paulo, Vila Velha/Espírito Santo, Pombos/Pernambuco, Três Corações/Minas Gerais e Rio das Ostras/Rio de Janeiro.

Receita Federal de Manaus encontra cocaína em peças de aço para tratores

Receita Federal de Manaus encontra cocaína em peças de aço para tratores

”As duas operações que ocorreram no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, tem aspectos peculiares, a apreensão de Skank mostra a distribuição da droga que é feita para todo o país, através de pequenas quantidades, que nesse caso foi feita no interior de drive de DVD, saindo de Manaus para a caminho de diversas cidades do país,” disse Calbo.

A Receita alerta que muitos casos de contrabando, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações, trazendo grandes prejuízos ao país, contribuindo para a deterioração da segurança pública.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar