Receita de IPTU aumenta mais de 11% em 10 meses; prazo para contestar atualização termina sexta

Em 10 meses, a prefeitura de Manaus arrecadou 11,7% a mais com recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em comparação com o ano passado. Segundo o Portal da Transparência do município, de janeiro a outubro de 2021 a receita foi de R$ 272,4 milhões. Neste ano o total superou os R$ 304,3 milhões.

iptu mapa manaus atualização

Para o ano que vem, o resultado da arrecadação pode ser impulsionado em razão da conclusão do projeto ‘Mapa de Manaus’. Essa é uma ação de recadastramento imobiliário que começou em agosto de 2019.

Os agentes autorizados do executivo municipal fazem as visitas porta a porta para atualizar informações de proprietários de imóveis, mas também há uso de tecnologia para imagens aéreas. O mapeamento identifica aumentos de área construída em terrenos e imóveis. Essas atualizações também serão acrescentadas aos cadastros imobiliários e, consequentemente, provocarão aumento no valor do imposto pago pelos contribuintes.

Inclusive, há aumento de fluxo de contribuintes nas unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) atualmente para realizar a contestação.

De acordo com a Semef, mais de 325 mil cartas com as atualizações cadastrais já foram enviadas aos contribuintes somente neste ano. Ao receber a carta, o contribuinte pode fazer a contestação através do site www.mapademanaus.org  e, caso tenha alguma dúvida, a Semef disponibiliza o telefone (92) 98421-7829, que também funciona como Whatsapp.

Conforme a prefeitura de Manaus, a base do cadastro imobiliário municipal estava sem atualização há mais de 10 anos.

Segundo a Semef, o prazo para atendimento presencial na Manaus Atende termina na sexta-feira (02/12). Após essa data o contribuinte só poderá recorrer através do formulário eletrônico em: www.recadastramento.manaus.am.gov.br/atendimento/ ou www.mapademanaus.org.

 Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: João Viana/Arquivo Semcom