Realização de concurso público é uma das promessas da Aleam para o 2º semestre

Após o recesso parlamentar, deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas utilizaram a sessão ordinária para relatar compromissos, promessas e deveres em prol da população.

Para os próximos meses estão previstas votações de matérias legislativas, inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para Crianças com o Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down e a realização de concurso público para a Aleam.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade, o processo seletivo deve ser realizado ainda este ano.

Na ocasião, o deputado Cabo Maciel anunciou que o Governo do Amazonas vai lançar um decreto voltado a redução da exigência de preservação de 80% para 50% das áreas exploráveis em florestas, nos municípios com mais de 50% do território ocupado por unidades de conservação e terras indígenas homologadas, conforme já previsto na legislação em casos específicos.

Aproveitando os debates, o parlamentar Adjuto Afonso relatou a importância da regularização fundiária e ressaltou que os agricultores dos municípios precisam de mais segurança para desenvolver suas atividades, bem como urgência da construção de um zoneamento ecológico no Estado.

Outra pauta que deve movimentar o cenário político na Aleam durante o segundo semestre é a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Danilo Mello / Aleam

 

 

  • Sakuratoto