A portaria do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia que prorroga o atendimento aos segurados e beneficiários, exclusivamente por canais remotos, até o dia 11 de setembro, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março por conta da pandemia da Covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto. Conforme a última portaria, publicada em julho, a reabertura estava prevista para hoje.
A retomada será gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. Para acessar os serviços da Previdência, até lá, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone. De acordo com o Instituto, essas formas de atendimento vão continuar sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificar os procedimentos.
A reabertura vai considerar as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil