A rádio Rio Mar conquistou o 2º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental, na categoria radiojornalismo, na noite desta terça-feira (05). A reportagem intitulada “Ciência une saneamento e respeito ao meio ambiente em projeto de tratamento simplificado de água para áreas onde empresas e poder público não chegam” foi escrita pelo jornalista Bruno Elander.
A reportagem especial aborda a indefinição sobre o responsável por garantir acesso à água potável dos cidadãos brasileiros que vivem fora do perímetro urbano de Manaus, como as comunidades rurais e ribeirinhas. Aborda ainda o crescimento desordenado da cidade, que leva ao surgimento constante de ocupações irregulares em regiões sem infraestrutura.
Ouça a reportagem vencedora:
“Falar de saneamento, fazer a informação chegar tão longe, por meio do rádio, gerar reflexão sobre o meio ambiente e como a falta de água potável impacta a vida das pessoas é papel fundamental dos profissionais da comunicação. Mais importante que a premiação é abordar assuntos relevantes como este, com os nossos ouvintes. Parabéns à Águas de Manaus pela iniciativa e obrigado a rádio Rio Mar por me permitir comunicar”, disse Bruno Elander.
Foram entregues premiações em oito categorias: Universitário, Impresso, Fotojornalismo, Telejornalismo, Repórter Cinematográfico, Webjornalismo, Radiojornalismo e o Grande Prêmio de Jornalismo – este último, para a reportagem que alcançou a maior pontuação em todas as categorias. Nesta edição foram 113 trabalhos inscritos.
O Diretor Executivo da Águas de Manaus, Celso Paschoal destaca a iniciativa.
“A gente fica muito feliz em estar na segunda edição do prêmio e tratar de um tema tão importante que é a comunicação. Os profissionais transformam temas extremamente técnicos em uma forma leve e acessível à população, e assim, conseguimos destacar os benefícios da universalização do saneamento básico para todos”.
Esta é a segunda vez que a Rádio Rio Mar conquista o prêmio de Jornalismo Ambiental. Na primeira edição, a emissora conquistou o primeiro lugar com a reportagem ‘Acesso à água potável garante dignidade e promove mudanças sociais’, escrita pela coordenadora de jornalismo, Gecilene Sales.
Da redação – Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação/Rádio Rio Mar