Com a Série de Reportagens intitulada “Migração forçada coloca crianças na rota do trabalho infantil no Amazonas”, a Rádio Rio Mar é finalista do I Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, na categoria radiojornalismo, promovido pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho, que vai premiar reportagens que abordam o combate e as formas de enfrentamento da exploração do trabalho infantil.
A série de três reportagens é assinada pelos jornalistas Gecilene Sales e Bruno Elander e retrata as mais diversas dificuldades enfrentadas pelo Brasil para combater o trabalho infantil, com foco em Manaus, onde esse problema se agravou a partir de janeiro de 2017, quando foi preciso começar a combater também a exploração do trabalho infantil de migrantes venezuelanos, que passaram a se refugiar no Norte do País com o aumento da crise econômica e política na Venezuela.
Primeiro, índios Warao começaram a ocupar as ruas da capital do Amazonas, com crianças em calçadas e semáforos, para praticar a mendicância. Depois chegaram venezuelanos não indígenas, que também passaram a ocupar estes espaços, acompanhados por crianças, para, além de pedir esmola, vender de doces até frutas nas ruas. O já árduo trabalho contra a exploração do trabalho infantil precisou ser reforçado pela prefeitura de Manaus, pelo governo do Estado, pelo Ministério Público e pela Justiça do Trabalho, com auxílio de organizações independentes, como a Acnur e a Pastoral do Migrante, da Arquidiocese de Manaus. Ainda hoje é comum ver crianças sob calor escaldante nas ruas da cidade. As reportagens tratam da dificuldade no combate em contraste com as necessidades de subsistência dos migrantes.

A série finalista é assinada pelos jornalistas Gecilene Sales e Bruno Elander.
No total, 57 trabalhos foram inscritos na primeira edição do Prêmio em cinco diferentes categorias: telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo, fotojornalismo e jornalismo impresso. Quinze foram escolhidos como finalistas pela Comissão Julgadora, formada por magistrados da Justiça do Trabalho e profissionais de Comunicação Social. Para a escolha, os jurados atribuíram notas aos trabalhos com base em critérios como adequação ao tema, linguagem, estética, originalidade e utilidade social.
Os vencedores de cada categoria serão anunciados em 12/11, em cerimônia no Tribunal Superior do Trabalho.
Confira a lista dos finalistas, em ordem alfabética, por categoria:
Radiojornalismo:
Alessandra Mendes França
Gecilene de Aguiar Sales Cavalcante
Marcos Andrei Meller
Telejornalismo:
Gabriela Leite Cícero
Leandro da Silva Oliveira
Lidnarla Carvalho de Aguiar Maia
Fotojornalismo:
Jonathan Alves Polido Lins
Magnus Teixeira do Nascimento
Raimundo Nonato Duarte Rodrigues
Webjornalismo:
Ana Gabriela Castilho Caesar
Guilherme Soares Dias
Leilane Menezes Rodrigues
Jornalismo impresso:
Emanoela Campelo de Melo
Katia da Silva Machado
Marina Mendonça Estarque
Da redação – Rádio Rio Mar