Com a Série de Reportagens intitulada “Migração forçada coloca crianças na rota do trabalho infantil no Amazonas”, a Rádio Rio Mar é finalista do I Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, na categoria radiojornalismo, promovido pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho, que vai premiar reportagens que abordam o combate e as formas de enfrentamento da exploração do trabalho infantil.
A série de três reportagens é assinada pelos jornalistas Gecilene Sales e Bruno Elander e retrata as mais diversas dificuldades enfrentadas pelo Brasil para combater o trabalho infantil, com foco em Manaus, onde esse problema se agravou a partir de janeiro de 2017, quando foi preciso começar a combater também a exploração do trabalho infantil de migrantes venezuelanos, que passaram a se refugiar no Norte do País com o aumento da crise econômica e política na Venezuela.
Primeiro, índios Warao começaram a ocupar as ruas da capital do Amazonas, com crianças em calçadas e semáforos, para praticar a mendicância. Depois chegaram venezuelanos não indígenas, que também passaram a ocupar estes espaços, acompanhados por crianças, para, além de pedir esmola, vender de doces até frutas nas ruas. O já árduo trabalho contra a exploração do trabalho infantil precisou ser reforçado pela prefeitura de Manaus, pelo governo do Estado, pelo Ministério Público e pela Justiça do Trabalho, com auxílio de organizações independentes, como a Acnur e a Pastoral do Migrante, da Arquidiocese de Manaus. Ainda hoje é comum ver crianças sob calor escaldante nas ruas da cidade. As reportagens tratam da dificuldade no combate em contraste com as necessidades de subsistência dos migrantes.
No total, 57 trabalhos foram inscritos na primeira edição do Prêmio em cinco diferentes categorias: telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo, fotojornalismo e jornalismo impresso. Quinze foram escolhidos como finalistas pela Comissão Julgadora, formada por magistrados da Justiça do Trabalho e profissionais de Comunicação Social. Para a escolha, os jurados atribuíram notas aos trabalhos com base em critérios como adequação ao tema, linguagem, estética, originalidade e utilidade social.
Os vencedores de cada categoria serão anunciados em 12/11, em cerimônia no Tribunal Superior do Trabalho.
Confira a lista dos finalistas, em ordem alfabética, por categoria:
Radiojornalismo:
Alessandra Mendes França
Gecilene de Aguiar Sales Cavalcante
Marcos Andrei Meller
Telejornalismo:
Gabriela Leite Cícero
Leandro da Silva Oliveira
Lidnarla Carvalho de Aguiar Maia
Fotojornalismo:
Jonathan Alves Polido Lins
Magnus Teixeira do Nascimento
Raimundo Nonato Duarte Rodrigues
Webjornalismo:
Ana Gabriela Castilho Caesar
Guilherme Soares Dias
Leilane Menezes Rodrigues
Jornalismo impresso:
Emanoela Campelo de Melo
Katia da Silva Machado
Marina Mendonça Estarque
Da redação – Rádio Rio Mar