Rio Mar 70 anos: uma viagem pela história da emissora que encanta gerações

A Rádio Rio Mar surgiu com a proposta de inovar no mercado radiofônico local. Inaugurada em 15 de novembro de 1954, pelos proprietários Charles Hamú e os irmãos Aguinaldo e Aluysio Archer Pinto, foi a primeira estação de Onda Média do Amazonas.

Em 1960, o então arcebispo metropolitano de Manaus, Dom João de Souza Lima, reconhecendo a importância do rádio como veículo de apoio às ações pastorais, adquiriu a concessão e as instalações da emissora. Isso se deu em razão das dimensões territoriais da Arquidiocese e das peculiaridades geográficas da região. A partir de então, Dom João e os padres Tiago de Souza Braz e Onias Bento da Silva assumiram a gestão da emissora.

Em 1997, com o falecimento do Pe. Tiago, a Arquidiocese nomeou o Pe. Martin James Laumann como diretor da emissora. Além de dar continuidade ao trabalho da Fundação, Pe. Martin buscou recursos por meio de projetos para modernizar ainda mais a Rádio Rio Mar.

No dia 24 de junho de 2009, na Igreja de São Sebastião, Pe. Charles Cunha da Silva foi nomeado por Dom Luiz Soares Vieira, para assumir a direção da emissora, iniciando uma nova fase.

O bispo emérito Dom Luiz Soares Vieira relembra a missão da Rádio Rio Mar.

O ouvinte Leonardo Paulo é fiel à emissora desde os tempos da AM.

Renato Couto, morador do Ramal do Pau Rosa, destaca que a Rádio Rio Mar é sua companhia diária.

Com uma abrangência que alcança mais de 2,5 milhões de habitantes, pelo menos 12 municípios estão sintonizados na frequência 103,5 FM. O diretor administrativo da Rádio Rio Mar, Alberto Silva, ressaltou que, ao longo desses 70 anos, a emissora tem se modernizado constantemente.

Durante sete décadas, a Rádio Rio Mar cumpre sua responsabilidade social, com respeitos aos princípios éticos e valores cristãos.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Fotos: Arquivo