A Rádio Rio Mar celebra, nesta quarta-feira, 4 de junho, oito anos de atuação na frequência FM, com quase uma década de modernização, ampliação de alcance e compromisso com a evangelização.
Para comemorar a data, a emissora iniciou a instalação de novas antenas e torres retransmissoras em três municípios do interior do Amazonas: Rio Preto da Eva, Novo Airão e Presidente Figueiredo.
O supervisor técnico da rádio Rio Mar, Davi Melo, ressalta que, ao todo, serão 20 repetidoras no estado do Amazonas. A meta é que, em dois anos, todas estejam em pleno funcionamento.
“A partir de hoje, damos o pontapé na montagem das repetidoras nos três primeiros municípios do interior: Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Novo Airão. Iniciamos por estas localidades por conta da facilidade de transporte por estrada, pois a logística do nosso Estado é muito difícil, toda via fluvial. É um projeto desafiador, no total, são 20 repetidoras. Escolhemos as cidades polos para chegarmos às comunidades mais próximas a estes municípios e assim garantir que a população tenha acesso à informação e tenha voz”, comenta.
A iniciativa faz parte do projeto de expansão do sinal da Rádio Rio Mar FM 103,5. O supervisor técnico destaca os desafios para a instalação nos próximos municípios.
A gente precisa trabalhar conforme trabalha a natureza. Provavelmente, nosso próximo passo será Lábrea, que é mais distante da capital, pois o Rio Madeira é o primeiro a secar e precisamos chegar antes, com os materiais que vão via balsa. Depois, partiremos para o Rio Amazonas, onde o transporte também é feito via fluvial, por balsa, por barco, é muito complicado chegar nesses municípios com todo esse material. A BR-319 só funciona três meses no ano, nos outros meses precisaremos ir ou por Santarém ou Porto Velho, é uma logística muito complexa”, explica.
Ao todo, a Rádio Rio Mar, emissora que ‘Toca a Vida da Gente’ está em processo para obtenção de concessão de outorga para retransmissão em 20 municípios do Amazonas junto ao Ministério das Comunicações. Desse total, 19 já foram conquistadas e estão homologadas em Diário Oficial da União. Veja a lista:
· Barcelos: FM 91,1 MHz | canal 216
· Borba: FM 90,1 MHz | canal 211
· Boca do Acre: FM 92,7 MHz | canal 224
· Carauari: FM 91,7 MHz | canal 219
· Coari: FM 90,3 MHz | canal 212
· Codajás: FM 90,9 MHz | canal 215
· Fonte Boa: FM 91,3 MHz | canal 217
· Humaitá: FM 91,5 MHz | canal 218
· Itacoatiara: FM 91,7 MHz | canal 219
· Lábrea: FM 91,5 MHz | canal 218
· Manacapuru: FM 98,1 MHz | canal 251
· Manicoré: FM 92,7 MHz | canal 224
· Novo Airão: FM 90,1 MHz | canal 211
· Presidente Figueiredo: FM 92,9 MHz | canal 225
· Rio Preto da Eva: FM 92,7 MHz | canal 224
· Tabatinga: FM 103,7 MHz | canal 279
· Tefé: FM 94,9 MHz | canal 235
· Maués: FM 90,1 MHz | canal 211
· Parintins: FM 91,9 MHz | canal 220

Material sendo carregado para transporte, no bairro Aleixo em Manaus Fotos: Hiolanda Mendes
Hoje, a Rádio Rio Mar 103,5 FM é mais do que um meio de comunicação: é um patrimônio histórico do estado do Amazonas. Com um público fiel, a rádio continua a inovar, abraçando novas tecnologias e plataformas digitais.
Ouça a matéria em áudio: