Questionário fortalece diagnóstico precoce da hanseníase em Manaus

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. O diagnóstico precoce dos casos de hanseníase é essencial para viabilizar a cura.

Em Manaus, equipes da Secretaria de Saúde (Semsa) utilizam o Questionário de Suspeição da Hanseníase (QSH). A partir de perguntas realizadas aos usuários é possível avaliar sinais e sintomas típicos, informações fundamentais que permitem a agilidade no tratamento.

Com questões que abordam sinais neurológicos e dermatológicos precoces relacionados a doença, a ferramenta é aplicada na rotina das unidades de saúde, em escolas e bairros da capital pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e ganha reforço na campanha Janeiro Roxo.

A enfermeira Ingrid Santos, chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, destaca a importância do diagnóstico precoce da doença.

O instrumento, que foi adotado pela Semsa em 2022, já permitiu que de um total 170 casos considerados suspeitos, 22 fossem confirmados.

Dados do Núcleo de Controle da Hanseníase apontam que em 2025 foram registrados 106 casos novos da doença na capital. Desse total, 10 casos estão relacionados a pessoas menores de 15 anos. A transmissão nos grupos familiares e pessoas próximas é um fator determinante na disseminação da infecção.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Semsa

 

 

 

 

 

  • Sakuratoto