Quase 90 mil crianças foram internadas por síndrome respiratória em 2021

Dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe, do Ministério da Saúde, apontam que  as internações de crianças de 0 à 14 anos com síndrome respiratória aguda grave já supera 2020. São 90 mil casos de janeiro a agosto de 2021, frente a 76 mil de todo o ano anterior. O número é 17% maior. A faixa etária dos zero aos quatro anos é a mais afetada, corresponde a mais de 54 mil internações. Um aumento de 35%, em relação ao ano passado.

De acordo com a plataforma do Governo Federal a maior parte das internações não possuem a classificação do tipo de vírus envolvido. Porém, dentre as que possuem categorização, predomina a covid-19, ficando à frente da  influenza e outras doenças. O Ministério da Saúde relata que de janeiro a julho deste ano, houve 15.483 internações de crianças com covid na idade de zero a nove anos. De acordo com a infectologista Ana Galdina, a alta nas internações pode ter ligação com o fato das crianças estarem mais próximas e com a caderneta de vacinação desatualizada. Para ela, a conscientização e a educação em saúde são fundamentais.

Em abril deste ano teve início, no Brasil, a campanha de imunização contra a Influenza, seguindo os parâmetros do Ministério da Saúde. A baixa procura até hoje, e a falta de imunização contra a covid preocupa a infectologista, Ana Galdina.

Pensando em reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis e combater doenças já erradicadas, a Campanha de Multivacinação 2021 segue durante todo o mês de outubro. As crianças e adolescentes de 0 a 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação.

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik