Com 8.110 candidatos, entre vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, o Amazonas tem quase 40% dos municípios com apenas duas opções para escolher ao cargo majoritário.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 24 municípios amazonenses, o eleitor terá apenas dois candidatos para escolher o próximo prefeito.
Por outro lado, em Itacoatiara, por exemplo, que tem menos de 75 mil eleitores aptos a votar, há a mesma quantidade de opções que a capital Manaus, que tem mais de 1,4 milhões de eleitores: sete candidatos.
Já os menos de 80 mil eleitores de Manacapuru têm seis opções para eleger o próximo chefe do executivo municipal. Em Itapiranga, que tem menos de 10 mil eleitores, são cinco candidatos. Apuí, com 11,6 mil aptos a votar, são cinco os postulantes a prefeito.
Em Maués, onde quase 38 mil pessoas devem ir às urnas, as únicas duas opções para prefeito municipal são: Macelly Veras (PDT) e o atual prefeito Mazzini Leite (PSD).
Manicoré, que tem mais de 33 mil eleitores, apresenta ao eleitorado como as duas únicas opções para prefeito: Dra. Vera (Avante) e o atual prefeito Lúcio Flávio (PSD).
Em Carauari, onde há mais de 21 mil eleitores, também só há duas opções: Airton Siqueira (MDB) e Chico Costa (União). Já em São Paulo de Olivença, os mais de 20 mil eleitores precisarão escolher entre a reeleição do atual prefeito Gibe Martins (União) ou Sargento Barroso (Republicanos).
Com mais de 18 mil eleitores, Santo Antônio do Içá também tem apenas dois candidatos: Abraão Lasmar (PSD) e o atual prefeito Cecéu Ribeiro (MDB). Por fim, Jutaí, com mais de 15 mil pessoas aptas a votar, as duas opções são: Chiquinho Garimpeiro (PDT) e Mercedes Mendes (União).
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Facebook
Entenda como funciona a eleição para vereador: ser mais votado não garante vaga a candidatos
Eleições 2024: Número de candidatos apresenta queda em relação ao pleito de 2020