
Quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma na Igreja Católica
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma na Igreja Católica. O período de 40 dias prepara os fiéis para a celebração da Páscoa e propõe um tempo de reflexão, mudança de vida e aproximação com Deus.
Segundo a irmã Neideiane Monteiro, Pia Discípula do Divino Mestre, a Quaresma representa um chamado à conversão. Para quem vai receber os sacramentos da iniciação cristã na Páscoa, este é um tempo de preparação. Para os batizados, é momento de renovar a fé, retomar os compromissos assumidos no batismo e fortalecer a adesão ao Evangelho.
A religiosa explica que o rito das cinzas recorda a fragilidade humana e reforça dois convites centrais: a conversão e a fé no Evangelho. A Igreja orienta os fiéis à prática do jejum, da oração, da penitência e da solidariedade como formas concretas de superar o mal e fortalecer o bem nas relações pessoais e sociais.
Durante a Quaresma, os católicos também são chamados a rever atitudes, corrigir erros e adotar gestos concretos de ajuda ao próximo. O período funciona como um retiro espiritual que prepara a comunidade para celebrar a Páscoa com sentido renovado de fé e compromisso.
Na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a missa com a imposição das cinzas começa às 18h. Acompanhe a celebração ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar