A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma na Igreja Católica, um período de 40 dias de oração, jejum e caridade. Este momento é vivido por milhões de católicos em todo o mundo e convida a uma profunda preparação espiritual, onde os cristãos celebram a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.
Algumas práticas são vividas neste tempo em que recorda os 40 dias em que Jesus esteve no deserto. Irmã Cidinha Batista, das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, destaca que essas iniciativas devem ser vividas numa perspectiva de união mais próxima com o Senhor.
Durante a celebração das cinzas, os fiéis recebem uma cruz de cinzas na testa em sinal de penitência e humildade. Essas cinzas são feitas a partir da queima dos ramos usados na celebração do Domingo de Ramos do ano anterior. O gesto simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento perante Deus.
Na Quaresma, alguns cânticos deixam de ser entoados na Santa Missa, como o canto do glória e o aleluia, explica Irmã Cidinha.
Você acompanha a transmissão ao vivo da Missa das Cinzas diretamente da Catedral Metropolitana de Manaus, às 18h, pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar