A quaresma deu início na quarta-feira de cinzas, celebração em que são impostas cinzas sobre a fronte do cristão. As cinzas que são abençoadas durante a Santa Missa, são impostas na testa do cristão pelo sacerdote e pela equipe de ministros que diz: “Convertei-vos e credes no evangelho”, ao receber as cinzas o cristão diz: “amém”.
O período quaresmal na Igreja Católica, recorda os 40 dias em que Jesus passou no deserto. É um tempo de oração e reflexão e que o católico adota algumas práticas, entre elas o jejum, caridade e penitência. É a preparação do Cristão para a festa mais importante da vida da igreja, a ressurreição de Jesus, destaca o Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Padre Luis Marculino.
Ouça a matéria em áudio:
Para o agente de pastoral Arthur Amorim, a quaresma representa um tempo de preparação e espera, além de um momento pessoal em que o cristão reflete as suas ações.
Ray Santos tem 64 anos, é Líder da Pastoral da Criança e recorda os ensinamentos de sua mãe para viver bem este momento quaresmal.
Praticando o jejum, caridade e penitência o cristão viverá bem a quaresma.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar