Programa QualiSUS Cardio irá monitorar qualidade de atendimentos cardíacos

O QualiSUS Cardio – Programa de Qualidade na Cardiologia – foi lançado nesta semana pelo Governo Federal. A partir dele, 302 unidades de alta complexidade cardiovascular do Sistema Único de Saúde devem receber repasses de acordo com o desempenho e não mais pelo número de procedimentos. Como destaca Maíra Botelho, secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Cerca de 380 mil pessoas perdem a vida todos os anos por doenças do coração. Em 2021, foram realizados mais de 930 mil procedimentos cardiológicos de alta complexidade pelo SUS, que custaram quase R$2.200 bi aos cofres públicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança na transferência de recursos só é possível devido à atualização nos valores de materiais usados em procedimentos cirúrgicos, publicada em portaria em dezembro do ano passado. Aproximadamente R$ 200 milhões serão aplicados no desenvolvimento do programa QualiSUS Cardio.

No Amazonas, o Hospital do Coração Francisca Mendes é a unidade pública especializada em cardiologia. Com 22 anos de existência, e sendo referência no Norte do país, o centro hospitalar possui uma meta mensal de mais de 50 procedimentos cirúrgicos.

 

Saúde da mulher

E ainda no âmbito da saúde, mulheres a partir da puberdade vão ter direito a fazer exames para prevenção de câncer de mama, colo de útero e colo retal pelo SUS. A nova lei vai permitir o acesso à exames citopatológicos, mamografia e colonoscopia na rede pública. Antes, a legislação estabelecia que fossem feitas mamografias nas mulheres a partir dos 40 anos. Já o exame para detectar o câncer colorretal não estava entre as ações de prevenção para mulheres no SUS. A nova lei publicada nessa quarta-feira, entre em vigor em 180 dias.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Freepik