
Qualificação profissional amplia renda de mulheres no Amazonas
Em 2025, o número de mulheres capacitadas cresceu 33,9%, passando de 280 para 375 participantes. Os cursos atendem diferentes áreas e ajudam na geração de renda, fortalece a autoestima e incentiva o empreendedorismo.
As formações incluem maquiagem, padaria artesanal, cosméticos artesanais, tranças e penteados, cutilagem e inclusão digital, entre outras opções. Também houve ações voltadas à escolarização, que garantiram certificação nos ensinos fundamental e médio para mulheres que não tinham concluído os estudos.
Segundo a titular da Coordenação de Promoção da Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (Cpimt), Thaís Mendes, a iniciativa representa um passo importante para a dignidade e a autonomia feminina.
A aluna Maris Brito destaca a experiência do curso que contribuiu para abrir o seu próprio negócio com a venda de cosméticos naturais.
Os cursos fazem parte de uma rede de apoio voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, inclusive vítimas de violência e egressas do sistema prisional. A sede funciona no bairro Adrianópolis, em Manaus.
As interessadas podem buscar informações no site sejusc.am.gov.br/mulheres ou pelos telefones (92) 98484-2207 e (92) 98484-2172.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar