Público jovem é alvo da Campanha Dezembro Vermelho, no Amazonas

No Brasil, o mês de dezembro é marcado pela campanha ‘Dezembro Vermelho’. A iniciativa busca destacar a importância do diagnóstico precoce da síndrome da imunodeficiência adquiria (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

No Amazonas diversas ações ocorrem ao longo dos 31 dias. Um dos públicos-alvo é a juventude. Uma das estratégias utilizadas em 2024 é a Matinê da Prevenção com educação em saúde sobre HIV para escolas de Manaus, realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Nesta semana, a atividade foi realizada na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Com o tema “Faça I = I ser uma realidade para todos”, a campanha reforça o conceito “Indetectável = Intransmissível”.

O diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, explica como funciona a ação.

De acordo com dados do painel epidemiológico da FVS-RCP, o Amazonas registrou uma redução de 6,6% nos casos de HIV nos primeiros 11 meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a novembro deste ano, o estado contabilizou 2.370 novos casos do vírus, enquanto que no mesmo período do ano anterior foram contabilizados 2.539 casos.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação FVS-RCP