Público-alvo da vacina bivalente contra a Covid-19 é ampliado no AM

A ampliação consta na Nota informativa Conjunta, Nº 016/2023, emitida nessa quarta-feira (26), pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Agora, a vacina bivalente está disponível, também, para pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham recebido duas doses de vacinas monovalentes contra a doença.

A partir da orientação técnica, as Secretarias Municipais de Saúde, que são responsáveis pela operacionalização das campanhas de vacinação nos territórios municipais, devem disponibilizar a dose de reforço com bivalente, conforme os estoques disponíveis e planejamento de ações estratégicas dos municípios.

Até ontem (26), foram aplicadas 94.759 vacinas bivalentes, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Vacina bivalente

A vacina bivalente é a continuidade da resposta protetora da vacinação para a prevenção da doença sintomática e formas graves das novas variantes da Ômicron. Como dose de reforço, a vacinação com dose da bivalente previne a evolução de formas graves da doença, como hospitalização e óbito.

O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas com 18 anos de idade ou mais, que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina Covid-19 monovalente como dose de reforço.

E também para as de 12 anos ou mais, com comorbidade, que apresentarem o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.

Ministério da Saúde

Na última segunda-feira (24), o Ministério da Saúde havia anunciado a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente. A campanha de imunização com a vacina bivalente começou em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

Com informações da assessoria

Fotos:  Divulgação