A lista dos projetos culturais aprovados para receber recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) já pode ser acessada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Dos nove editais disponibilizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oito deles estão com a listagem de projetos aprovados publicada. Também foi publicada no portal a relação dos projetos de audiovisual contemplados.
Para conferir os projetos aprovados, basta acessar a área de editais, em seguida “acessar a página principal”, que irá abrir a tela com todos os editais e suas referidas listagens. O link https://cultura.am.gov.br/docs-individuais-lpg também dá acesso aos aprovados.
Seguindo os termos dos editais, um dos pré-requisitos para concorrer aos recursos do edital foi a inscrição no Cadastro Estadual da Cultura. Outra obrigatoriedade aos proponentes foi o domicílio no estado, visando fomentar a cultura e os trabalhadores do segmento que desenvolvem projetos no Amazonas.
O total de recursos destinados ao Estado é de R$ 51.714.200,41. A administração desses recursos ficará a cargo do Governo. Parte dos recursos será direcionada para o interior.
A Lei Paulo Gustavo é resultado da articulação de artistas, parlamentares e gestores de cultura, em resposta à pandemia da Covid-19, e vai destinar recursos para ações emergenciais à cultura. Os investimentos a serem alocados no setor têm como principal objetivo a retomada das atividades artísticas e culturais após dois anos de paralisação.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa