Projeto Floresta+ Amazônia seleciona iniciativas de proteção e recuperação de vegetação nativa

O projeto Floresta+ Amazônia apoia quem protege, recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelas mudanças climáticas. Implementado com recursos do Fundo Verde para o Clima, é resultado da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Até esta sexta-feira, dia 10 de junho, a iniciativa está com inscrições abertas para projetos voltados a proteção e recuperação de vegetação nativa da Amazônia. Nesse caso para pessoas que moram na região, como indígenas e povos tradicionais. Como explica a secretária da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente, Marta Giannichi.

O programa também tem uma chamada pública para financiar projetos feitos por pequenos produtores rurais da Amazônia. Essa inscrição vai até o dia 30 desse mês. Ambas devem ser feitas no site florestamaisamazonia.org.br .

 

Floresta + Amazônia

Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa pretende reconhecer o trabalho de pequenos produtores rurais, apoiar projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais, além de fomentar ações de inovação com foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona em quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.

 

Rádio Rio Mar