A Pastoral do Migrante está desenvolvendo, na Arquidiocese de Manaus, o Projeto Mãos Entrelaçadas que visa favorecer a inserção laboral de migrantes e refugiados por meio de qualificação profissional e geração de renda.
O projeto foi criado em meados de 2014, mas por falta de recursos ficou suspenso, e agora foi retomado graças a algumas parcerias. Ele consiste em oferecer cursos de capacitação, realizados na Paróquia São Geraldo e na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, como explica a coordenadora da Pastoral do Migrante, Rosana Nascimento.
Ouça:
No primeiro semestre foram oferecidas três turmas, sendo uma para o curso de Iniciação ao Corte e Costura e duas para o curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, formando um total de 52 migrantes provenientes do Haiti, Venezuela, República Democrática do Congo e Cuba. A realização desses cursos foi possível graças às parcerias firmadas e à disponibilidade de pessoas para contribuir com o projeto, como destaca Rosana.
Ouça:
No segundo semestre vão ser abertas novas turmas. As inscrições podem ser feitas nos dias 22, 23 e 24 de julho, no horário de cinco da tarde às sete da noite, na Igreja São Geraldo, situada à Avenida Constantino Nery.
Ana Paula Gioia – Arquidiocese de Manaus
Foto: Divulgação/Pastoral do Migrante