Projeto Içá Ação e Proteção, promove encontro para planejamento e avaliação

Projeto Içá Ação e Proteção, promove encontro para planejamento e avaliação do projeto desenvolvido em cinco estados brasileiros

Projeto Içá Ação e Proteção, promove encontro para planejamento e avaliação do projeto desenvolvido em cinco estados brasileiros

Entre os dias 5 e 8 de março, ocorreu em Manaus, um encontro com representantes do Projeto Içá Ação e Proteção da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, Cáritas Regional Norte 2 e Cáritas Regional Nordeste 3, para discutir e avaliar as iniciativas implementadas em cinco estados brasileiros: Amazonas, Pará, Amapá, Sergipe e Bahia. O evento aconteceu na Casa de Retiro Irmão Vicente Canãs, localizada no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital.

O Projeto Içá Ação e Proteção é uma iniciativa da Cáritas Brasileira, dedicada ao combate do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seus objetivos e ações estão alinhados com o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, evidenciando seu compromisso com a proteção dos direitos mais fundamentais da infância e adolescência.

No estado do Amazonas, o projeto se estende a 10 municípios, abrangendo não apenas a capital Manaus, mas também Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão e Itacoatiara.

O assessor do Projeto Içá em Manaus, Dom Hudson Ribeiro, afirma que é um dever de todo o cristão abraçar a causa da criança e do adolescente e promover espaços de discussão sobre o tema.

A atividade visa fortalecer a Rede de Proteção e o Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente, destaca a coordenadora do projeto em Manaus, Rosivane Anjos.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios enfrentados e planejar estratégias futuras para fortalecer a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes nas áreas de atuação do projeto.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar