A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé é uma área protegida municipal de 11.930 hectares, que abriga seis comunidades tradicionais: Agrovila, Colônia Central, Julião, Livramento, São João e Tatulândia. Ela está localizada à margem esquerda do rio Negro, na zona ribeirinha de Manaus.
Com uma população indígena e ribeirinha, a área foi contemplada pelo projeto “Resposta à Crise Climática na Amazônia”. Liderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e desenvolvido entre 2023 e 2025 nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, a iniciativa busca integrar ações emergenciais e estruturantes para ampliar o acesso à água, ao saneamento e à higiene (WASH) em comunidades afetadas pela seca extrema e pela intensificação dos eventos climáticos.
Moradora da comunidade São João do Tupé há 32 anos, Cleiciane Souza destaca o impacto direto das ações realizadas no território.
Entre os principais resultados, estão a reabilitação de sistemas de abastecimento, a instalação de tecnologias como bombeamento solar, filtros e cisternas de placa, além da distribuição de insumos emergenciais e de equipamentos para análise da qualidade da água.
O projeto também se destaca pela aplicação de metodologias da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Plano de Segurança da Água (PSA) e o WASH-FIT, adaptadas à realidade amazônica para fortalecer a resiliência local.
Recentemente, este projeto do UNICEF sobre água segura na Amazônia foi premiado em Congresso Nacional de Tecnologia Social.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação