Projeto de lazer inclusivo para deficientes avança na Câmara Municipal de Manaus

O PL prevê um sistema de acessibilidade na praia da Ponta Negra (Foto Reprodução: Agência Brasil)

O PL prevê um sistema de acessibilidade na praia da Ponta Negra (Foto Reprodução: Agência Brasil)

Praia para Todos, esse é nome do Projeto de Lei – PL que ganhou destaque, na semana passada na Câmara Municipal de Manaus. De autoria do vereador Raiff Matos, do Democracia Cristã, o projeto propõe a instalação de um sistema de acessibilidade na praia da Ponta Negra, localizada na zona Oeste da capital amazonense. O objetivo é garantir, às pessoas com deficiência, acesso à praia e ao Rio Negro, um dos principais cartões postais da cidade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que no Brasil existam mais de 18,6 milhões pessoas com deficiência, sendo 253 mil no Amazonas. A maioria desses cidadãos passam a maior parte do tempo em casa, por dificuldades na acessibilidade. Em Manaus, é muito comum presenciar essas pessoas esperando ônibus por horas, ou se locomovendo no meio das ruas, por falta de ambientes adequados.

O autor da proposta, o vereador Raiff Matos, explica que o projeto busca a inclusão das pessoas com deficiência, também, em ambientes de lazer.

A proposta recebeu apoio de outros parlamentares durante o debate. O texto prevê a disponibilização de esteiras para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias que facilitam o deslocamento pela areia e flutuam na água, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia com sinalização sonora e piso tátil, além de barracas de sol e tendas de apoio para auxiliar os visitantes e os profissionais envolvidos no processo.

Ainda de acordo com o vereador, o projeto mira, também, nas pautas de inclusão e turismo inclusivo.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar