A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove desde o mês de fevereiro deste ano, o projeto “Super Curumins”. A iniciativa visa atender crianças e adolescentes migrantes e refugiados com lazer e recreação.
O projeto, coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) – em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Visão Mundial -, é uma reformulação do “Súper Panas” (ou “Super Amigos”, numa tradução livre), iniciado em 2019.
De acordo com a coordenadora do projeto, Susy Pacheco, muitas crianças chegam em vulnerabilidade social e não têm acesso à cultura e lazer.
O projeto é dividido em dois núcleos de apoio. Um deles oferece proteção por meio de uma equipe psicossocial e o outro foca em educação não formal, com atividades lúdicas e recreativas.
Este serviço é diariamente acessível no Posto de Recepção e Apoio (PRA) e, atualmente, também está presente no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus), até 31 de julho, como parte de uma ação de cidadania para migrantes e refugiados.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar