Programa Viva Mindu prevê a recuperação de ecossistemas urbanos de Manaus

Programa Viva Mindu prevê a recuperação de ecossistemas urbanos de Manaus, com ações para os próximos anos. O projeto vai ocorrer em parcerias com órgãos estaduais, federais, internacionais e a iniciativa privada.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

O programa Viva Mindu, lançado nesta sexta-feira 19/04, pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas, prevê a recuperação de 21 km de extensão do igarapé e de todos os ecossistemas que coexistem em seu entorno. O projeto vai impactar em mais de 17 bairros da capital amazonense. De acordo com Antônio Stroski, secretário municipal de Meio Ambiente, o programa prevê ações de curto, médio e longo prazo.

Ainda segundo o secretário, a conscientização da população é um ponto importante do projeto.

Outro eixo é a parte habitacional, que vai contar com a elaboração de projeto para a retirada de moradores que vivem ao longo do leito do igarapé, destaca o secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves.

 

O programa prevê ainda, o ressurgimento de áreas de vegetação; novos parques; a proteção de animais, como o sauim de Manaus. Durante o lançamento, o prefeito de Manaus, Davi Almeida, disse que vai em busca de recursos para financiar as etapas do programa.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar