O órgão orienta a população sobre os procedimentos a serem adotados em casos de roubo ou furto de celulares.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM, foram resgatados 500 aparelhos celulares com restrição de roubo e furto e 200 entregues, no primeiro mês de execução do programa RecuperaFone. O órgão registrou redução de 51,6% no número de roubos de celulares em outubro, na capital amazonense, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023, foram registradas 2.531 ocorrências contra 1.224 neste ano.
O delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular – NIRC, orienta que a vítima de roubo ou furto de celular pode registrar o Boletim de Ocorrência a qualquer momento.
- Rocam apreende mais de 200 armas de fogo e prende mais de 500 suspeitos neste ano
- Grupo invade casa mata homem e fere duas pessoas na zona Norte de Manaus
Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular – NIRC, envia uma mensagem para o telefone do usuário, que é chamado ao Órgão, vinculado à Polícia Civil, para comprovar a propriedade do aparelho. Caso o usuário não apareça ao local para prestar esclarecimentos, poderá ser penalizado criminalmente, destaca o delegado.
Para registrar o B.O pela internet, a vítima precisa informar a data e o local da ação criminosa, nome da rua, bairro, ponto de referência e o Código de Endereço Postal – CEP. Caso o aparelho seja recuperado, o Polícia Civil entra em contato com o proprietário para que ele possa fazer a retirada na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular – NIRC, localizada na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona Note de Manaus, no horário das 8h às 17h.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar