Saúde: Manaus mantém liderança no ranking do Programa Previne Brasil

A saúde é uma das principais políticas públicas do país, isso inclui a importância de programas. E disponibilizá-la ao povo com qualidade é um dever o Estado, como um todo. No âmbito da Atenção Primária à Saúde, este é um dever do poder municipal. Para avaliar este serviço, existe o Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

Na última semana, Manaus conquistou pela terceira vez consecutiva, o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no ranking do programa federal. O alcançado pela capital amazonense foi de 8,37, ficando a frente de cidades, como: Maceió (7,50), Curitiba (7,31), Porto Alegre (7,10), Florianópolis (6,85), Brasília (6,53), Palmas (6,48), Rio de Janeiro (6,24), Natal (6,16) e Porto Velho (6,06).  Para o prefeito David Almeida é o reconhecimento de um trabalho conjunto.

A avaliação do Previne Brasil é feita a cada quatro meses desde o último quadrimestre de 2021, quando Manaus já estreou no 1º lugar. Nos indicadores considerados pelo programa estão incluídos, por exemplo, os atendimentos às gestantes em consultas de pré-natal; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de exame para detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero; crianças de um ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre, entre outros.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta a dedicação e o comprometimento da equipe na obtenção dos resultados positivos.

De acordo com o poder municipal, a meta para continuar liderando o ranking e melhorando os índices, será o chamamento dos 100 primeiros Agentes Comunitários de Saúde, aprovados em concurso público realizado pela Semsa.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom