O Programa Ilumina + Amazonas, gerido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já implementou mais de 74 mil pontos de LED, beneficiando as sedes municipais, mas também 116 comunidades rurais e indígenas, elevando a qualidade de vida dos moradores.
Em Parintins, situado a 369 quilômetros de Manaus, 81 comunidades ribeirinhas e indígenas estão sendo beneficiadas com a instalação de 2.352 pontos de LED, com um investimento total de R$ 4,8 milhões.
Entre as localidades que já receberam a nova iluminação estão Colônia do Maranhão, Novo Oriente, Igarapé Açu, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio do Tracajá e Comunidade do Máximo.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa está promovendo mudanças significativas para a população do interior do estado.
Em algumas dessas comunidades, é a primeira vez que a iluminação pública é instalada, oferecendo uma tecnologia que reduz o consumo de energia em até 60% e diminui a emissão de gás carbônico.
O Ilumina + Amazonas já beneficiou 42 municípios. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior, implementando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém (PA).
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar